A internet como nova praça pública da sociedade
INTRODUÇÃO
Vivemos tempos em que tudo passa por um processo de evolução surpreendente e isso é ainda mais visível quando se fala em tecnologia. É grande a velocidade com que os aparelhos de celular, televisores e todos os outros se tornam obsoletos. Em meio a toda essa revolução tecnológica surge a internet e com ela uma grande polêmica sobre o seu papel na sociedade moderna.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e criando meios de usar esse veículo de comunicação, a internet, para atividades corriqueiras, de modo que conseguem se organizarem melhor, poupar tempo, cumprir as formalidades de felicitações, condolências e tantas outras, contactarem clientes em tempo Record enfim, economizarem tempo e dinheiro.
Daí a importância de utilizar o presente trabalho para refletir sobre a importância da internet e principalmente das redes sociais na sociedade contemporânea e também o papel que esta assumiu nas manifestações da população brasileira no ano de dois mil e treze. A existência das redes foi fundamental para que o povo se fizesse ouvido e para que novas posturas fossem assumidas pelos governantes.
Faz-se um estudo relevante, embora sucinto, do processo de evolução dos meios de comunicação anterior e posterior ao século XX, traçando um paralelo entre as principais manifestações populares ocorridas entre os anos de 1904 e 1992 e as vivenciadas em 2013, bem como os meios utilizados para mobilizarem a população.
Conclui-se este estudo apresentando a visão que se tem internet no contexto do país, no século XXI.
DESENVOLVIMENTO
À medida que a sociedade muda os meios de comunicação evolui e os modelos e formatos vão sendo adaptados às novas realidades que surgem. Se pensarmos em comunicação anterior ao século XX atestaremos que a sociedade era regida por um modelo baseado em veículos como TVs, rádios, jornais, revistas, dentre outros e estes eram centralizados nas mãos de poucas famílias que manipulavam as