Trabalho Paredes de concreto
A moldagem dos elementos estruturais no local é a principal característica desse sistema construtivo. Todas as paredes são moldadas em uma única etapa de concretagem, permitindo que, após a retirada das fôrmas, as paredes já contenham em seu interior todos os elementos embutidos: tubulações elétricas e hidráulicas, elementos de fixação, caixilhos de portas e janelas etc.
Fundação
A escolha correta do tipo de fundação á ser utilizada deverá ser feito a partir de uma análise do solo, levando em consideração a topografia e o tipo de clima característico de cada região. Deve se considerar também a estabilidade, durabilidade, além de uma boa logística a fim de tornar mais ágil o processo.
O tipo de fundação mais utilizado nesse sistema construtivo é do tipo radier , que se trata de uma laje de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas das paredes e pilares e descarregam sobre uma grande área do terreno, este por sua vez, deve ser executado com nivelamento rigoroso, afim de não interferir nas próximas etapas, como no aprumamento das paredes. O radier também deve ser construído com espaço excedente em relação à espessura dos painéis externos das formas, permitindo o apoio e facilitando a montagem.
Nesta etapa, as tubulações de esgoto, água e elétrica já devem estar dispostas conforme um projeto específico para as instalações. A atenção nesta etapa deve estar voltada para os seguintes itens:
• A locação e o nivelamento das fundações devem estar de acordo com o projeto arquitetônico e de formas;
• Deve se tomar todas as precauções para evitar que a umidade do solo migre para a edificação, usando impermeabilizante indicado;
• No caso de laje do tipo radier, recomenda-se a cura úmida por um período de sete dias;
• O lançamento do concreto para a execução das fundações é feita de forma convencional, diretamente do caminhão betoneira, sobre uma superfície de brita de camada superior á 3 centímetros, coberta por uma lona