trabalho para amanha
- incentivos fiscais à P&D semelhantes aos principais Países do mundo (automáticos e sem exigências burocrá- ticas).
-possibilidade de subvenção a projetos considerados importantes para o desenvolvimento tecnológico.
-subsídio para a fixação de pesquisadores nas empresas. -programas de financiamento à inovação de capital empreendedor.
- arcabouço legal mais propício para a interação universidade/empresa.
2-Em que pontos são parecidos os programas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de países desenvolvidos e de países emergentes?
O fortalecimento da inovação empresarial com vistas ao aumento da competitividade industrial continua a ser um objetivo comum, especialmente em termos da elevação da produtividade, do crescimento do emprego e da melhoria da qualidade de vida.
3- Que diferenças há entre os programas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de países desenvolvidos e de países emergentes?
Nos países desenvolvidos a atenção está concentrada nos investimentos em ciência básica, na pesquisa pública e na formação de recursos humanos para reforçar a base para inovações futuras e também têm direcionado seu apoio a C,T&I para áreas com grande potencial de crescimento futuro e na fronteira do conhecimento, tais como saúde e tecnologias verdes, visando, ao mesmo tempo, melhor enfrentar os desafios globais de mitigação dos efeitos de mudanças climáticas e de segurança alimentar. Já os países emergentes buscam desenvolver ou aperfeiçoar seus sistemas nacionais de pesquisa e inovação integrando suas estratégias de C,T&I às estratégias de desenvolvimento nacional.