Trabalho paper
Introdução: como professores sempre escutamos que alfabetizar é um grande desafio, e o professornecessita ter um bom conhecimento do sistema oral e gráfica da língua portuguesa. Não existe uma formula mágica para alfabetização melhor, mas perguntar, pesquisar e aprender com diferentes ciências e a tarefa que se impõe ao professor alfabetizador.
Alfabetização não é somente quando a criança tem domínio da leitura e da escrita, é algo que acompanha a individuo por toda a sua vida, dando inicio num primeiro olhar para as coisas do mundo e do dia a dia, pelas primeiras perguntas realizadas. Assim o adulto que responde suas perguntas se torna de modo um alfabetizador.
Emilia ferreiro a estudiosa que revolucionoua alfabetização, desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ser e escrever, o que levou os educadores a rever seus métodos da alfabetização, e ela causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização.
Através das pesquisas de Emilia ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados a leitura e a escrita. De maneira equivocada, muitos consideravam construtivismoum método. Mas tanto a descoberta de Piaget (1896-1980) como as de Emilia levam a concluir que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.
Elas controem o próprio conhecimento daí AA palavra construtivismo. Mas a grande implicação dessa conclusão para a pratica escolar e transferir o foco da escola, e da alfabetização em particular do conteúdo ensinando para o sujeito que aprende , o aluno. Citação:
¨o ato de leitura deve ser concebida como um processo de coordenação de informações da procedência diversificada com todos os aspectos inferenciais que isso supões , o cujo objetivo final é a obtenção de significado expresso linguisticamente.¨
( ferreiro, 2001, p.66)
1. Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação e escrita da