Mercado de capitais
As regras rígidas de governança corporativa que os segmentos especiais de listagem possuem reduzem o risco dos investidores que decidem ser sócios das empresas participantes destes segmentos, essa redução de risco é caracterizada pela empresa que resolve aderir a estes segmentos e automaticamente se propõem a realizar melhores práticas de governança corporativa e maior transparência das informações. Levando em consideração esses aspectos positivos, as vantagens que os investidores têm ao comprar ações de empresas que participam destes segmentos de mercado são: direitos e garantias asseguradas por conta das regras constantes nos segmentos, melhor precificação das ações, valorização de suas ações e maior facilidade no acompanhamento e fiscalização ao desempenho da empresa em decorrência da transparência nas informações disponibilizadas pela companhia.
Partindo da premissa básica dos segmentos de listagem a decisão das empresas de listar-se nestes segmentos traz vantagens não somente para seus investidores como já citadas anteriormente, mas também a si própria, dentre estas estão a melhoria na imagem institucional, o menor custo de capital, a valorização de suas ações no mercado e por fim a maior demanda por suas ações, ou seja, aumento da disposição dos investidores de adquirir ações da companhia, tornando-se sócios destas.
Portanto, a organização que aderi a estes segmentos está beneficiando os investidores e a si mesma, além de robustecer o mercado acionário.
Abaixo serão citadas cinco empresas de cada segmento especial de mercado.
Ao lado estão cinco empresas listadas no Nível 1: ITAU UNIBANCO HOLDING S.A.; GERDAU S.A.; PARANAPANEMA S.A.; BANCO PANAMERICANO S.A.; BANCO BRADESCO S.A.
Empresas listadas no Nível 2: BANCO SANTANDER S.A. ; MARCOPOLO S.A. ; SUL AMERICA S.A.; TAM S.A.; GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.
Empresas listadas no Novo Mercado: POSITIVO INFORMÁTICA S.A.; AUTOMETAL S.A.; HYPERMARCAS S.A.; BRMALLS