TRABALHO PALANDI
Os varejistas têm muitas vantagens e um crescente poder de mercado. Visto que o espaço nas prateleiras é escasso, muitos supermercados cobram uma taxa de utilização, sendo ela para aceitar uma nova marca, cobrindo o custo de inclui-la no sistema e estoca-la. Os varejistas cobram por espaços especiais de exposição e promocional dentro da loja, assegurando que não falte estoque. Esse crescimento imediato dos varejistas se explica devido ao enfraquecimento das marcas tradicionais, isso aconteceu quando os consumidores começaram a levar mais em consideração o preço, uma tendência reforçada pela guerra de descontos e preços especiais.
Os supermercadistas nos últimos anos passaram a acrescentar itens superiores de marca própria, como produtos orgânicos, ou criação de novos produtos. Alguns apelam para propaganda agressiva como a Safeway, porém, o fato das empresas reduzirem os orçamentos de propaganda tem dificultado a criação de quaisquer diferenças na identidade da marca.
ATACADO
Quando lemos ou ouvimos algo por atacado, entendem-se todas as atividades relacionadas com a venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso comercial, com exceção dos fabricantes e agricultores.
A resposta dos fabricantes a ameaça das marcas próprias se resume em lançar novas marcas, extensões de linha, recursos e melhorias de qualidade, ficando assim um passo a frente das marcas de loja, investindo também em programas de propaganda pull (atração). Grandes estratégias são recomendas como:
-procurar firmar parcerias com distribuidores de massa.
-competir seletivamente: De forma que os fabricantes possam vencer as marcas próprias e agregar valor ao consumidor.
-Firmar parcerias eficazes: Buscando relações ganha-ganha com varejistas por meio de estratégias que complementem as marcas próprias deles.
-Inovar brilhantemente: Com novos produtos e lançamentos para combater a marca própria, protegendo a propriedade intelectual de