Projeto Ynari
Objetivo(s)
Estimular o respeito à diversidade,
Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
Conhecer a etnia africana como importante para história afro-brasileira
Conteúdo(s)
Respeito à diversidade
Público
Ensino infantil
Tempo estimado
Ao decorrer do ano letivo no primeiro e no terceiro bimestre
Material
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas,
Eva;
Cola quente;
Tesoura;
Caneta esferográfica;
Quebra cabeça
Papel;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Livros;
Revistas;
Vídeo (Negrinha de Monteiro Lobato)
Desenvolvimento
1ª etapa
Reunir as crianças em círculo para uma roda de conversa inicie com uma leitura “Menina bonita do laço de fita”. Aproveite o momento para discutir sobre diferenças de cor de pele, deixando as crianças falarem o que sabem do assunto. Confeccionar a personagem principal do livro” Menina bonita do laço de fita” em de dedoche.
2ª etapa
Traga um vídeo ‘’ Negrinha de Monteiro Lobato’’, apresentando o preconceito da menina negra que acaba morrendo por não ter uma boneca. Em seguida retome o assunto iniciado no 1º dia de aula, abordando a questão do respeito ao próximo. Distribua folha de papel com desenho de meninas e meninos e peçam para que pintem uma com características negra e outra com características branca. Isto ajuda no respeito a diversidade.
3º etapa
Em uma roda de conversa comente de forma resumida o conto Africano de Ynari, explicando a inteligência da menina Ynari, as descobertas e a importância dela para seu povo. Este é um bom momento para introduzir a atividade do corpo humano, (relacionando sentimentos com o corpo). Isto desenvolve a igualdade e a afetividade. Na qual os alunos terão que montar um quebra cabeça de um desenho de corpo humano infantil (branco e negro) e com isso as crianças terão em mãos targetas escritas com os sentidos.
4ª etapa
Peça para as crianças pesquisarem com os pais história, alimentos e músicas