Trabalho Paisagem e Cultura
Docente: Humberto Catuzzo
Discente: Camila Duarte Guerra
Reportagem:
A construção de uma hidrelétrica e suas consequências
A construção
A construção de uma hidrelétrica é dividida em várias etapas. O estudo do rio e da área em que vai ser construída, a preparação de um canal temporário por onde o rio passa a correr e a construção da barragem que formará uma gigantesca represa.
Problemas ambientais
Apesar de ser considerada uma fácil e sustentável forma de se obter energia, a construção de uma hidrelétrica pode mudar drasticamente a paisagem de uma região inteira. Com a mudança do curso dos rios, o habitat de várias espécies de peixes e a formação da represa inunda milhares de hectares de floresta e destrói cidades ribeirinhas e aldeias indígenas.
Balança Funcional
Para uma hidrelétrica ser construída é preciso ter certeza de que ela produzirá energia suficiente para abastecer determinada região. Assim, fazemos uma balança: de um lado, os pontos bons de uma hidrelétrica e do outro, os pontos ruins.
Lado bom: Não polui o meio ambiente; Faz com que a biodiversidade em torno do lago seja preservado após a construção; É um meio fácil e eficiente de obtenção de energia. Lado ruim: Produz danos socio-culturais aos que a cercam; Destruição do ecossistema em volta da represa em sua construção.
Fontes: 1- MundoVestibular 2 - Wikipédia 3 - Lista10
Síntese:
A reportagem presente no Blog, trata dos malefícios e benefícios da construção das barragens para fins hidrelétricos. Cita a forma de construção, e que esta tem grande impacto na mudança da paisagem local. E ainda deve ocorrer a retirada da população ribeirinha e população indígena.
Opinião:
Apesar das hidrelétricas serem de fundamental desenvolvimento e sustentação de um determinado local. Esta construção acarreta em inúmeros malefícios nas questões paisagísticas e