TRABALHO OSCAR NIEMEYER
O complexo de dois prédios do Museu Oscar Niemeyer está localizado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezenove mil dedicados à área de exposições), em pleno Centro Cívico da Capital Paranaense, sendo limítrofe ao Palácio do Governo, Tribunal de Justiça e Secretarias, sendo um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.
O primeiro prédio (Central) foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, tendo sido concebido como um Instituto de Educação. O aludido edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com sessenta e cinco metros (65m). A ideia da criação do que hoje é o Museu Oscar Niemeyer é antiga, porém tomou corpo no ano 2000, quando a Fundação Guggenheim anunciou a decisão de implantar uma unidade no Brasil, deixando em aberto a escolha do local. O governo do Paraná, na pessoa do governador e arquiteto Jaime Lerner, com apoio pleno do município, iniciou campanha pela candidatura da cidade, e não só buscou a viabilidade física dessa implantação como se adiantou na construção simbólica da importância da arte, da cultura e da necessidade de um novo museu para a cidade e Estado, o que efetivamente acabou ocorrendo.
Assim, em 2001, vinte e três anos depois de sua inauguração, as autoridades paranaenses decidiram transformar a generosa área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no, inicialmente batizado, Novo Museu.
O Edifício, antes da pertinente reforma e adaptação à função de museu, recebeu um anexo projetado pelo próprio Niemeyer. O novo anexo lembra um olho, fato que não apenas imprimiu ao complexo uma nova identidade, como também a característica pelo qual passou a ser conhecido (“Museu do Olho”). O novo completo foi efetivamente reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. Embora como dito, seja conhecido localmente