Trabalho Oscar Niemeyer
Nome Completo:Thaís Siqueira Lima
RA:1580124733
E-mail:thaislimasiq@gmail.com
Data:26/03/2015
Curso:Arquitetura e Urbanismo
Série:1º
Relatório ou Resumo Referente à Atividade Desenvolvida
Oscar Niemeyer - O arquiteto da invenção
Nascido no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer formou- se na escola Belas Artes em 1934 como Engenheiro Arquiteto. Com 100 anos ele tinha uma vida e saúde maravilhosa, e como sempre, trabalhando muito. Ele foi dono de mais de 600 projetos. Foi criador da cidade de Brasília entre outras obras muito conhecidas. Fez também muitas obras internacionais. Ele dizia que o que tinha o levado a arquitetura era o desenho, mas que nos últimos tempos o desenho não o levava a arquitetura. Dizia ele: “Arquitetura estava na cabeça, um grande arquiteto devia pensar horas e horas antes de produzir sua obra em um papel.”
Segundo Oscar, o ensino de arquitetura deveria ser seguido de conversar paralelas, literatura, ciências sociais, letras, filosofia, história, não para transformar o arquiteto em um intelectual, mas sim para tornar ele familiarizado com a vida e interagir nesse mundo tão perverso.
Uma das obras de Oscar muito conhecida foi a Igreja de Pampulha, que foi sem dúvidas uma grande revolução, onde ele fez curvas, fez igreja como não podia fazer e botou a estrutura como uma coisa muito aparente. Outra obra muito interessante era o Palácio Alvorada, onde ele fez bem alto do chão, e com bastante espaço, realizou muitas curvas em sua obra. Um instituto que foi tomado pela burocracia, fez com que Oscar reciclasse sua obra, e então após 40 anos ele resolveu transformar o instituto no famoso Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.
Na minha visão, Oscar não era apenas um arquiteto, ele não queria ser lembrado como qualquer arquiteto, ele gostava de inovar, criar novas linguagens, criar coisas jamais vistas, oferecer todas as possibilidades possíveis. Para ele não bastava fazer uma obra