Trabalho ORC
Redes de Computadores 2015-1 Noite
Organização de Computadores - ORC
Henrique Ribeiro Balbino
Jaime Ap. Pereira
Pedro Augusto de Matos
Vitor Hugo Paniça
Introdução
Neste trabalho iremos tratar sobre uma parte específica dos computadores, a MEMÓRIA.
Esta é uma parte muito importante da informática, pois sem ela não teríamos como guardar informações, salvar arquivos e efetuar diversas atividades nas máquinas, sendo que também não teríamos como dar continuidade a estas ações em outros momentos, tendo que recomeçar tudo do zero.
O que é memória?
Memória é todo componente que guarda dados com os quais o processador trabalha.
Podemos citar como exemplos de memória o DISCO
RÍGIDO, Memória RAM, Memória ROM e até mesmo dispositivos externos à máquina, como um PEN DRIVE ou
HD Externo.
Memória Principal
X
Memória Secundária
Memória principal é a memória que se comunica diretamente com o processador, dando as os dados necessários para que o computador trabalhe. A memória secundária, diferentemente, não pode ser diretamente acessada pelo processador, sendo necessário uma intermediação da memória principal.
Memória Secundária
Memórias Secundárias são um tipo bem especifico de memória: as unidades de armazenamento. São do grupo das memórias ROM, e alguns exemplos são: Pen drive,
CD-ROM, DVD-ROM, HD ...
Possui acesso mais lento, mas uma grande capacidade de armazenamento. As informações que criamos e necessitamos consultar ou alterar posteriormente são guardadas neste tipo de memória. Os dados que são gravados nestas memórias podem ser apagados durante uma formatação.
Memória RAM X Memória ROM
Memória RAM (Random Access Memory ou Memória de
Acesso Aleatório) é uma memória que guarda dados por tempo limitado, enquanto o processador trabalha com esses dados ou enquanto o computador está ligado à uma fonte de energia.
MEMÓRIA ROM (Read Only Memory - Memória Somente de Leitura) é uma memória que guarda dados por tempo indeterminado, de modo independente