Relatorio fisica 3 constante rc
Instituto de Física
Departamento de Física do Estado Sólido
FIS123 - Física Geral e Experimental III-E/Laboratório
Alunos: Aércio Carneiro Rios Data: 22/10/2007 Albert Lino Campos Alexandre Ferreira Santos Everaldo Santos Silva
Experimento VII Constante de Tempo em Circuito RC
Objetivo Neste experimento verificamos a relação entre os processos de carga e descarga de um capacitor em um circuito RC (circuito capacitivo) e suas respectivas constantes de tempo. Mas também, medimos a resistência interna de um voltímetro (213±22) kV e a capacitância (1524±150)µF de um circuito através das constantes de tempo e da Lei de Kirchhoff.
Introdução
Capacitor
Um Capacitor ou Condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico( para melhorar as características do capacitor). Desta forma aumentamos a capacitância do capacitor. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero. O tipo de material dielétrico pode ser polarizado (eletrolíticos, tântalo, etc.) ou não-polarizado (ar, óleo, poliéster, mica, etc.).
Capacitância
A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância ou capacidade (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença