Trabalho Oralidade Infantil
Profª MARIA ELISA DE M P FERREIRA
Aluna: Michelle Vasques Foschini
Data: 19/05/2015
Desenvolvimento da criança na fase pré-operatória
Oralidade infantil na fase pré-operatória
Problema detectado: Dislalia
É uma dificuldade que as pessoas podem apresentar na articulação das palavras, omitindo, substituindo ou trocando letras. E então, como encaminhar essa criança para um especialista? Em primeiro lugar o pediatra deve ser acionado, pois já acompanha o desenvolvimento físico, e pode conduzir para os profissionais corretos, que iniciarão um tratamento para superar essa dificuldade que, muitas vezes, pode estar ligada a processos simples. Profissionais que podem ajudar nesse tratamento são: fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores ligados à criança e psicólogos.
Hipótese de tratamento/terapia:
Numa conversa informal, incentiva a pronúncia correta, sem intimidar quem errou, apenas repetindo da forma certa a pronúncia.
Justificativa da escolha:
A criança estará pronunciando vários nomes e palavras, na tentativa da adivinhação. O professor deve ficar atento e incentivar a pronúncia correta dos nomes;
Objetivo geral: Deve descrever de maneira clara e sucinta a finalidade do trabalho. Recomenda-se na redação utilizar os verbos no infinitivo. (Ex.: empregar o “Jogo da casa” visando o desenvolvimento da expressão oral em crianças de 5-6 anos).
Objetivos específicos: Os objetivos orientarão a redação não só da metodologia, mas, sobretudo, dos resultados, da discussão e conclusão; eles devem ser definidos de forma que facilite a leitura e permita uma avaliação fácil e rápida. Recomenda-se na redação utilizar verbos operacionais (de ação) no infinitivo. (Ex.: 1. Identificar os compartimentos e os objetos pertencentes a uma casa. 2. Conversar sobre a casa, seus recantos, conteúdo e habitantes. 3. Descrever em palavras tudo o que está ocorrendo pela casa).
Descrição resumida das atividades previstas:
Sentados em círculo, o