Trabalho OHSAS 18001
Montagem de Armaduras de Aço.
PROCESSO: Execução de Elementos Estruturais.
Não conformidades observadas:
1 – sem capacete de segurança
2 – sem luva
3 – sem cinto de segurança
4 – sem bota de segurança (com sandália)
PERIGO CAUSAS CONSEQUÊNCIAS
1- Corte/PerfuraçãoManuseio incorretode ferramentas, não utilização de EPI adequado Lesões físicas, diminuição da produtividade.
2- Queda em altura Não utilização do cinto de segurança, falta de manutenção do EPI, Falta de treinamento Fraturas, Escoriações, Óbito.
3- Dores nas costas e membros Adoção de posturas inadequadas, movimentos repetitivos, Ausência de intervalos para descanso Lesões por esforço repetitivo (LER), Lesões musculares, fadiga, diminuição da produtividade.
4- Quedas de objetos de pavimentos superiores Falta de atenção, manuseio incorreto de ferramentas, falta de treinamentos,Lesões físicas, Óbito.
O que nos indica a OHSAS 18001:
3.6 Perigo
Fonte, situação ou acto com um potencial para o dano em termos de lesões, ferimentos ou danos para a saúde (3.8), ou uma combinação destes.
3.7 Identificação do perigo
Processo de reconhecer a existência de um perigo (3.6) e de definir as suas características.
3.11 Não conformidade não satisfação de um requisito [ISO 9000:2005, 3.6.2; ISO 14001, 3.15] NOTA Uma não conformidade pode ser um desvio de: •Procedimentos de trabalho relevantes, práticas, procedimentos, requisitos legais, etc. •Requisitos do sistema de gestão da SST (3.13)
3.4 Acção correctiva
Acção para eliminar a causa de uma não-conformidade (3.11) detectada ou de outra situação indesejável.
NOTA 1: Pode existir mais do que uma causa para a não-conformidade.
NOTA 2: As acções correctivas têm lugar para evitar recorrências enquanto que as acções
4.3.1 Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de medidas de controlo A organização deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para a identificação em contínuo de perigos,