Trabalho Oficina De Pesquisa Rozana
1) Segundo Chauí "desde o humanismo que colocava o homem no centro do univeso e afirmava seu poder para conhecer e dominar a realidade - duas concepções sobre o valor da ciência sempre estiveram em confronto". Quais são essas concepções, de que forma este confronto pode ser solucionado?
As concepções são ideal do conhecimento desinteressado e utilitarismo. A primeira afirma que o valor de uma ciência encontra-se na qualidade, no rigor e na exatidão, na coerência e na verdade de uma teoria, independentemente de sua aplicação prática. A ciência pode ser aplicada na prática, mas o uso da ciência é consequência e não causa do conhecimento científico. A segunda concepção, afirma ao contrário de que o valor de uma ciência encontra-se na quantidade de aplicações práticas que possam permitir, ou seja , os conhecimentos são procurados para resolver problemas práticos e esse determina não só o aparecimento de uma ciência mas também suas transformações no decorrer do tempo.
Segundo o autora se a teória cientifica fosse elaborada por práticas imediatas, inúmeras pesquisas jamais teriam sido feitas e fenômenos jamais teriam sido conhecidos porque os conhecimentos teóricos estão mais avançados do que as capacidades técnicas de uma época e sua aplicação é percebida muito tempo depois de haver sido elaborada. A teoria e prática cientificas estão relacionadas na concepção moderna e contemporânea de ciência, onde as pesquisas teóricas vão se avançando sem a preocupação prática.
2) A partir da sua opnião, como as pesquisas realizadas pelo Serviço Social podem fugir da razão instrumental.
Podemos fugir da razão instrumental nas pesquisas através de não deixar o senso comum interferir em nossa pesquisa, pois a ciência ela deixa de ser uma forma de acesso aos conhecimentos para tornar um instrumento de dominação, poder e exploração, sendo que devemos produzir o trabalho baseadosem conceitos cientificos de forma dominar e controlar o trabalho humano em