Trabalho obs
Nesse trabalho, abordaremos questões referentes à infância. As crianças observadas eram do segundo ano do Ensino Fundamental e tinham aproximadamente de seis a oito anos. Através deste, fizemos uma análise com características do livro “Desenvolvimento Humano”, de Diane Papalia. Pegamos dados referentes ao desenvolvimento nessa fase da infância.
O trabalho foi realizado no período de aula de educação física em uma instituição escolar. Destacamos algumas características, como o comportamento individual e em conjunto das crianças presentes e seu desenvolvimento durante a brincadeira.
Observamos comportamentos como: atenção, obediência, diferenças de gênero, interação com o outro e a com a professora, entre outros.
Estavam presentes treze crianças, entre eles, seis meninas e sete meninos, no qual todos foram observados igualmente, sem enfoque em ninguém em especial.
DISCUSSÃO
“Brincar é o trabalho das crianças, contribuindo para todos os domínios do desenvolvimento. Brincando, as crianças estimulam os sentimentos, aprendem a usar os músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem domínio sobre seus corpos e novas habilidades. Por meio do “faz-de-conta”, experimentam papéis, enfrentam emoções desconfortáveis, adquirem compreensões do ponto de vista de outras pessoas, constroem uma imagem do mundo social. Desenvolvem habilidade de resolução de problemas, experimentam a alegria da criatividade e tornam-se mais proficientes na língua” (Papalia, página 328).
Observamos crianças do segundo ano do ensino fundamental numa aula de educação física, que tinham em média de seis a oito anos. A professora explicava a treze crianças as instruções de uma brincadeira em que elas deveriam jogar a bola para outras, e então “queimar” o amigo, que estaria a salvo da bola se estivesse dentro de bambolês espalhados pelo chão.
Apesar da regra do jogo ser passar a bola para o amigo mais próximo da pessoa a ser atingida,