TRABALHO NR 26
NR26 - Sinalização de Segurança
Têm como objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador. As cores aqui adotadas serão as seguintes: vermelho; amarelo; branco; preto; azul; verde; laranja; púrpura; lilás; cinza; alumínio; marrom.
Estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, é o artigo 200 inciso VIII da CLT.
Desde pequenos as primeiras coisas a qual conhecemos são as cores,seja através dos brinquedos coloridos, animais ou flores. A humanidade para se organizar precisa de padrões para se situarem. O semáforo é um exemplo disso. Cada cor tem um significado e é seguido por todos que trafegam e até os pedestres. É usado para sinalizar quantidade de produtos em estoque e outras coisas. Para a coleta seletiva há a resolução do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente que define pela resolução nº 275 afixando as cores padrão da coleta seletiva estipulada para todos os resíduos gerados. Para o técnico de segurança no trabalho é comum usar as cores verde, vermelho, marrom, amarelo e azul para simbolizar e identificar os riscos ambientais existentes dentro do ambiente de trabalho. Tem como fundamental uso para a elaboração do mapa de risco da empresa e também complementar o PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Para complementar a área de segurança no trabalho possui em sua NR 26 as cores de segurança com as seguintes funções:
• Prevenção de Acidentes;
• Identificar os equipamentos de segurança;
• Delimitando áreas;
•