NR 26 - Sinalização e Estudo das cores no ambiente de trabalho
Jaqueline Schiavinato Olivo
Lais Martinez
Larissa Yumi Cavazzana
Estudo de Cores e Sinalização
1. Introdução
As cores são fixadas em estabelecimentos ou em locais de trabalho para indicar e advertir riscos. No local de trabalho as cores são utilizadas para identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e de gases.
A escolha das cores deve ser definida pelas normas técnicas oficiais, NR-26, e seu uso deve ser o mais reduzido possível para não ocasionar distração, confusão e fadiga do trabalhador. O emprego das cores é uma medida técnica oficial, porém não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
2. Cores Adotadas
As cores adotadas pela norma são as seguintes:
Vermelha
Alaranjada
Amarela
Verde
Azul
Púrpura
Branca
Preta
Lilás
Cinza
Alumínio
Marrom
2.1. Vermelha
O vermelho é usado com sentido de advertência de perigo como: para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio, quando se tratar de luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias, botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.
Na indústria, não deverá ser usado para assinalar perigo, já que é de pouca visibilidade comparada com a cor amarela e o alaranjado.
De acordo com a norma é empregado para identificar:
- Caixa de alarme de incêndio; hidrantes; bombas de incêndio; sirenes de alarme de incêndio; caixas com cobertores para abafar chamas; extintores e sua localização; indicações de extintores (visível à distância, dentro da área de uso do extintor); localização de mangueiras de incêndio (a cor deve ser usada no carretel, suporte, moldura da caixa ou nicho); baldes de areia ou água, para extinção de incêndio; tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água; transporte com equipamentos de