trabalho novissimo
Este texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 60 a 80, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão. O século XXI nos leva a pensar as concepções e os rumos do desenvolvimento econômico e social em âmbito nacional. As posturas do Serviço Social frente às políticas sociais sempre procurando analisar os períodos e os desdobramentos das políticas sociais.
O capítulo apresenta, uma breve trajetória histórica da evolução da Psicologia Social nos anos de 60 a 80, tendo em vista a emergência de questões sociais. A impossibilidade de defender direitos sociais a partir de manifestações populares devido à repressão governamental.
DESENVOLVIMENTO
O período acarretou transformações categóricas na área social, econômica, política e cultural de 1960, 1970 e 1980, podemos perceber a evolução dos rendimentos, dos níveis de desigualdade e de pobreza entre pessoas economicamente ativas e entre famílias brasileiras. A década de 70 foi marcada pela crise econômica, com altos índices de inflação, crescimento do desemprego em todo o mundo e da desigualdade social, aumento da dívida interna e externa.
O primeiro padrão de mudança social se caracterizou por forte expansão da renda per capita acompanhada de significativo crescimento da desigualdade na repartição da renda pessoal. Durante os anos 1960 e 1980, o Brasil seguiu orientado pelo avanço do projeto de industrialização nacional, com importante impacto decorrente do movimento geral de urbanização.
Em 1970 o Brasil passa por uma política econômica denominada como “Milagre Econômico”, influenciado pelas grandes indústrias implantadas no país. O Milagre Econômico teve como características também o crescimento da concentração de renda e o aumento da pobreza. Assim, as políticas econômicas adotadas neste período