Trabalho Normaliz o
Alunos: Osvaldo Luiz de Moura Filho Thiago Barreto Souza
Questão - 1
a)
De 1980 à 1988 a Gerdau começa por se informar dando início em 1988 um trabalho de conscientização.
De 1989 à 1990 a empresa está no processo de planejamento sendo em 1890 o início do processo de capacitação dos colaboradores ao tornar o TQC parte do seus sistema de gestão.
De 1893 à 1996 aperfeiçoou o seu controle de qualidade . Em 1993 uma unidade já conquista o certificado ISO 9000 e inicia o programa de qualidade 5S, inaugurando a fase de implementação de tal sistema que se estende até 2002. A partir de 2002 a Gerdau tão somente colhe os frutos do seu trabalho de qualidade total.
b)
O modelo visa estabelecer projetos com embasamento estatísticos, estes coerentes enquanto às ferramentas de qualidade e uso de métodos quantitativos focados na eliminação de defeitos nos processos administrativos e de produção.
Tais projetos envolvem os colaboradores de maneira co-participativa, dividindo a responsabilidade para assim sanar a demanda de qualidade que o mercado exige.
Questão - 2
1ª Era - Inspeção:
Produtividade artesanal e em pequena escala, qualidade resolvida na hora, custos elevados de produção. Os artesãos eram os responsáveis pelo produto e pela qualidade final.
2ª Era - Controle Estatístico da Qualidade:
Acompanhamento e avaliação da produção, controle por gráficos estatísticos de qualidade, Tolerâncias adimensionais do produto, redução de custo na produção, melhor qualidade final.
3ª Era - Garantia de Qualidade:
Criada o conceito de Qualidade total e a filosofia de Zero Defeito, Inspeção maior durante a fase de projeto de um produto, criada a função de engenharia de controle de qualidade, maior confiabilidade e redução a taxa de falhas.
4ª Era - Gestão Estratégica da Qualidade:
Pesquisas de mercado, análise dos produtos dos concorrentes, voz do cliente, ciclo de vida dos produtos, custos e reclamações dos clientes