Atividade
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DEONTOLOGIA
DEONTOLOGIA, ÉTICA, MORAL E RESPONSABILIDADE
1. Segundo a leitura do material proposto e do seu entendimento, o que é a deontologia?
A deontologia é o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adotadas por um determinado grupo profissional. A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão. Nesse sentido, é a necessária e imperativa obediência ética pela consciência do dever e responsabilidade, individual ou social.
2. Qual a diferença entre ética e moral?
A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. É, assim, o comportamento vivenciado pelas pessoas. É a coletividade. É o conjunto de valores medianos, consagrados como pressão social controladora dos comportamentos individuais, de outro lado, a da individualidade.
A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A ética, portanto, a ciência dos costumes, posto que diretamente ligada a eles, já que formam a moral social.
3. Como/de que forma e por que os valores influem na moral?
Com efeito, toda vez que você for colocado em situações em que você tem de decidir “sim ou não", você responderá a isso de acordo com os seus princípios e valores. Isso porque, a moral é a prática, é o exercício das suas condutas no dia-a-dia, de modo que todos os seus atos vão de acordo com os princípios e valores que você tem para decidir, julgar e avaliar.
4. Segundo o autor (Cortella) existem pessoas com falta de ética? Explique:
Segundo o autor, não existe "falta de ética", afirmando que essa expressão é equivocada. O que pode acontecer, é que se a ética de alguém for contrária à minha, então, algo pode ser denominado antiético. Contudo, toda pessoa que tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, está submetido