trabalho no mundo atual
O trabalho, segundo Antunes (2008, p.4), “[...] cria e subordina, emancipa e aliena, humaniza e degrada, oferece autonomia, mas gera sujeição, libera e escraviza.” Ou seja, o trabalho é uma atividade social e cooperativa, que contribui para as necessidades da sociedade; sendo, como parte fundamental da vida do ser humano. Em que, através dele o homem obtém o seu próprio sustento modificando assim o meio em que vive e a si mesmo.
Nos dias de hoje, vale se dizer que, o desenvolvimento tecnológico leva a uma exclusão da mão de obra humana, gerando um processo de desemprego estrutural. Na qual, a atual conjuntura do capitalismo é marcada pela forte automatização da produção, isto é, o significativo processo de transformações no processo produtivo. Por certo, essas transformações podem significar uma precarização do trabalho, como por exemplo, nos níveis de desemprego.
Porém para nós, futura (os) assistente social tem a responsabilidade de propiciar para os nossos usuários todas as condições necessárias para que eles tenham acesso aos seus direitos na sociedade, e também podemos auxiliá-los a trabalhar e construir seu próprio negócio. Pois, no Capitalismo tudo gira em torno do TRABALHO. Exige-se também dos assistentes sociais; organização com os demais trabalhadores de modo que se construa uma nova forma de sociabilidade na qual prevaleça a liberdade e a cidadania.
Contudo, o trabalho permanece sendo uma referência primordial para o sentimento de integração no corpo social e a esfera do trabalho continua desempenhando um papel central na formação da identidade contemporânea. São mudanças que tendem, pelas novas circunstâncias políticas e culturais, a produzir uma maior solidariedade entre os seres humanos. E assim, gerando cada vez mais, um movimento crescente de envolvimento das pessoas com o seu trabalho e a sua vida profissional