trabalho nirley
As observações foram realizadas com uma turma de 1º ano com idade entre 6 e 7anos, na escola publica EMF Capistrano de Abreu ensino fundamental.
No inicio da aula a professora apresenta a agenda do dia, onde contem as atividades que serem realizadas no decorrer das aulas.
As crianças nesta idade são muito agitadas, mas tem uma interação muito boa com as atividades proposta em sala, onde a ora da leitura é a hora em que eles mais gostam.
Ao conversarmos com a professora,ela nos informa que duas vezes por semana ela formula atividades de reforço para os alunos que tem dificuldade de aprendizagem, e que a maioria das professoras não tem essa atitude. A única coisa ruim nesta escola foi a falta de espaço para as crianças brincarem, e o espaço que tinha para a natureza estava abandonado.
Os conteúdos didáticos e as matérias que são passados para as crianças são bons, mas a única coisa que mudariamos é o tempo em que as crianças tem que permanecer sentadas.
Nas observações feitas em sala,observamos dois meninos Kaique e João se encontra em um estagio mais avançado que o de Kaique.
De acordo com PIAGET, Kaique se encontra no período das operações concretas,pois e neste periodo que eles esta desenvolvendo a capacidade de realizar as atividades propostas usando seus conhecimentos e habilidades. Já observando sobre as teorias de VYGOTSKI e VALLON, vimos que Kaique esta nos estágios de Interação e Mediação, pois ainda esta dependente da troca de conhecimento e não consegue usar os conhecimentos anteriores como um facilitador de novas tarefas, usa muito a teoria de afetividade para chamar a atenção mostra que esta compreendendo as atividades mesmo não estando.
De acordo com PIAGET João também se encontra no período das operações concretas, mas nas teorias de VYGOTSKI João esta nas teorias de mediações,Internalização e na ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal),pois João usa os conteúdos aprendidos para facilitar nas atividades novas e tem uma grande