TRABALHO NET Canal de Retorno
O Canal de retorno surgil com a implementação de novos serviços na NET, como por exemplo, os dados e vídeo sob demanda, a partir da necessidade de comunicação no sentido do cilente para Headend.
Para permitir o transito de sinal nos dois sentidos, do Headend para cliente e do cliente para o Headend, apartir de uma rede bidirecional.
A diferença entre o canal direto e o canal de retorno, e que o canal direto e responsável pela transmissão de sinal do headend para o cliente. E o canal de retorno e responsável pelo retorno do sinal transmitido, ou seja, o sinal que volta do cliente para o headend.
Para que o sinal transitasse apartir de uma rede bidirecional, forao realizadas algumas modificações na arquitetura de rede da net.
Forao instalados novas fibras ópticas para o trafego do canal de retorno. Foi realizada a liberação do sinal de retorno, apartir da instalação de alguns equipamentos no headend . como o CMTS e os filtros diplex. Instalado nos amplificadores da rede externa e indor. E não foi necessários adaptar o cabo coaxial, pois ele já transmite o sinal em ambos os sentidos, tanto do headend para o cliente, ou virce e versa.
Precisamos definir o espectro de frequencia para que o transito de informações ocorra nos dois sentidos, em uma rede de TV a cabo bidirecional.
No canal direto, e utilizada a faixa de 54 MHz a 1.000 MHz ou de 104 MHz a 1.000 MHz, dependendo da operação.
No canal de retorno, e utilizada a faixa de 5 MHz a 42 MHz ou 5 MHz a 85 MHz, dependendo da operação.
NET VIRTUA
Vamos conhecer como funciona o virtua.
(TX )ou UPSTREAM eo sinal que cable moden envia para o headend, como, por exemplo, quando o cliente abre uma pagina na web. Quando isso acontece, o cable modem envia uma solicitação para o endereço da pagina via upstrem.
(RX) ou DOWNSTREM eo sinal que o cable moden recebe do headend. Quando o cliente envia para o headend. Quando a solocitacao de abertura de pagina,