MATERIAL DE ESTUDO Comunica o e Expressao 2015
PROF. ÂNGELO PARACCHINI
MATERIAL DE ESTUDO ––– 2015
PARTE 1
Baseados na Ementa da disciplina Comunicação e Expressão, veremos os seguintes tópicos durante o semestre corrente:
I - Ementa
Texto e contexto; sistema de conhecimento e processamento textual; intertextualidade; as informações implícitas; alteração no sentido das palavras; sofisticação no processo de argumentação; o artigo de opinião e a resenha, bem como, os tipos de argumentação.
Esse é um plano geral de estudo.
Vejamos os detalhes de cada item, para nos localizarmos.
Texto e contexto
O primeiro item refere-se ao texto, que é o plano da manifestação das ideias. As ideias são abstratas e, portanto, não podem ser conhecidas por nós, sem se tornarem um texto que é algo concreto. Vamos nos restringir ao aspecto linguístico, que é o objetivo do conhecimento na Universidade Paulista. Lembremos que poderíamos estudar os textos produzidos pela música instrumental, pela dança, pela linguagem de sinais, pela escultura, pela pintura. Entretanto, não é nosso objeto. O nosso objeto está na Língua Portuguesa do Brasil. Tanto oral quanto escrita. E voltaremos nosso curso para o aperfeiçoamento dos conhecimentos da língua que já possuímos. Utilizaremos o registro ou a norma culta, que é a norma adequada para a universidade.
Junto ao texto, ocorre o aparecimento do contexto, que é o entorno do texto. Este entorno pode ser de dois tipos: imediato e sócio-histórico. O entorno imediato refere-se ao fato de o texto vir acompanhado de contextos maiores, por exemplo: a frase se encaixa no parágrafo, o parágrafo no capítulo, o capítulo no livro. Nem sempre isso acontece. O texto não necessariamente vem acompanhado ou dentro de uma unidade maior. É o caso de um bilhete. É o bilhete simplesmente, com uma frase. Não contém parágrafos, capítulos, etc. No contexto sócio-histórico teremos o aparecimento ou a produção do texto em um determinado tempo e em um determinado lugar. Por isso que cada