TRABALHO MTC
LUCIEUDA VIEIRA DUARTE
O QUE PENSAR QUANDO O ASSUNTO É
PESQUISA QUANTATIVA E PESQUISA QUALITATIVA
NOVA OLINDA-CE
2014.2
LUIEUDA VIEIRA DUARTE
O QUE PENSAR QUANDO O ASSUNTO É
PESQUISA QUANTATIVA E PESQUISA QUALITATIVA
Trabalho de Metodologia do Trabalho Científico apresentado como parte dos requisitos para obtenção da nota parcial.
Prof. Esp. Antoniel dos S. Gomes Filho
NOVA OLINDA-CE
2014.2
RESUMO EXPANDIDO
O QUE PENSAR QUANDO O ASSUNTO É
PESQUISA QUANTATIVA E PESQUISA QUALITATIVA
1. INTRODUÇÃO
Pensar em pesquisa quantitativa e em pesquisa qualitativa significa, sobretudo, pensar em duas correntes paradigmáticas que tem norteado a pesquisa cientifica no decorrer de sua história. Taís correntes se caracterizam por duas visões centrais que alicerçam as definições metodológicas da pesquisa em ciências humanas nos últimos tempos. São elas: a visão realista/objetivista (quantitativa) e a visão idealista/subjetivista (qualitativa).
A distinção entre quantidade e qualidade foi criticada e rejeitada pelos pós-positivismo, tanto no que se refere aos dados como também à interferência. Segundo essa fundamentação, os dados quantitativos pressupõem os qualitaticos.
Já no que se relaciona à inferência, qualquer suporte conceitual, base teórica ou hipótese pressupõem crenças qualitativas que atuam fundamentalmente na fase das interpretações, analises e conclusões cientificas. Nessa concepção, a evidencia quantitativa não pode ser interpretada independentemente de considerações qualitativas. Portanto, os métodos quantitativo e qualitativo não podem ser vistos como incompatíveis, pois estão, de fato, intimamente associados e, dessa maneira, podem e devem ser aplicados dentro de uma unidade epistemológica sem cair em contradição metodológica.
Segundo Harmut Gunther, o que une os mais diversos métodos e técnicas de pesquisa é o fato de todos partirem de perguntas