Trabalho Movimeto, Expedição, Distribuição
NOME: VITOR ALEXANDRIA Nº 35
Professora Denise
Unitização de cargas e contenedores
Conceitos: Tipos de contenedores (palete, bigbag, contêiner)
SANTOS - SP
04/ 2015
Cargas Unitizadas
Quando alguém fala ou usa o termo unitização de cargas, imediatamente isso remete a uma imagem de “colocar toda a carga junta”. Mas não se trata somente disso. Unitizar uma carga consiste em transformar, de certo modo, volumes, pesos, formatos e tamanhos diferentes de cargas em uma unidade idêntica e uniforme. Mais do que “dourar a pílula”, o emprego dessa estratégia permite um melhor aproveitamento tanto dos espaços de carga quanto os de armazenamento, facilitando processos logísticos em termos de volumes e também de tempo, e tornando o controle de remessas mais rápido e eficiente.
O tamanho dessas novas unidades de carga tende a ser o maior possível, dentro dos limites de carga dos veículos utilizados ou do espaço dos centros e armazéns de distribuição e movimentação.
A unitização de cargas, embora seja uma tendência da logística moderna e envolva volumes e unidades cada vez maiores, não é exatamente uma novidade. As sacas de produtos agrícolas, por exemplo, são cargas unitizadas – sempre possuem um mesmo peso e tamanho e até em termos financeiros e comerciais, são sempre negociadas conforme um padrão. Além de tornar o transporte mais fácil, permite que toda uma cadeia opere dentro dos mesmos patamares de volume e classificação.
Mas as vantagens do emprego de cargas unitizadas não giram somente entre o embarque e alguns benefícios na comercialização – há muitos outros benefícios envolvidos:
Redução dos custos de hora-homem e trabalhistas;
Menos dispêndio na movimentação e controle de armazéns e áreas de estocagem, além de facilidades no controle de entradas e saídas e lançamento de