Trabalho Motiva O
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
RENAN DOS REIS BIAZIN
EVERTON JUNIOR
BIANCA MARQUES
PEDRO BITENCOURT
ERICA MARCONI
ANDREIA KATIANE
LUCAS INTROVINI
NATHALIA MEDEIROS
CAMPO MOURÃO-PR
2014
1 INTRODUÇÃO
A economia capitalista exige, dentre muitos pontos, a excelência e a qualidade dos serviços prestados. Na empresa, o colaborador direto para que este objetivo seja atendido é o funcionário e a qualidade do seu serviço prestado está diretamente relacionada ao seu grau de satisfação e motivação dentro da empresa.
Segundo Chiavenato (1999), de modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estimulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.
Motivação consiste no conjunto de forças internas que mobiliza o individuo para buscar um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, desequilíbrio ou carência. É o processo responsável pela direção, intensidade e persistência dos esforços de uma pessoa para alcance de uma determinada meta.
Esse artigo oferece uma visão conceitual de motivação nas organizações, suas teorias e as principais características.
2 MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
Solomon (2002) acredita que a motivação tem relação com processos que determinam que as pessoas se comportem da forma como se comportam.Para Decenzo e Robbins (2001) “a motivação seria a disposição de fazer alguma coisa, quando essa coisa é condicionada por sua capacidade de satisfazer alguma necessidade para o indivíduo”.
De qualquer forma, a necessidade de entender o que pode ser feito para melhorar os níveis de motivação das pessoas impulsiona muitas pesquisas. De acordo com Souza (2001), o estudo da motivação humana representa [...] “uma tentativa de entender o que impulsiona, o que dirige e o que