trabalho modulo 4 economia FGV
Módulo: 4
Atividade: Módulo 4
Título: Economia Européia
Aluno: Patrícia Alves dos Santos
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: PA03
Introdução
Este trabalho tem como objetivo compreender e identificar os efeitos das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas, em uma economia. Portanto, torna-se necessário conceituar a política fiscal de uma economia, sendo elas a atuação do governo no que diz respeito a arrecadação de impostos e aos gastos, o que afeta diretamente a demanda da economia. Afinal, quando maiores os impostos, menor será a renda disponível para o consumo.
Já a política Monetária, afeta diretamente a demanda agregada e o nível de produto da economia, pela arrecadação de impostos e do gasto publico, a política monetária é principalmente a atuação do Banco Central, para definir as condições de liquidez da economia, a quantidade de moeda ofertada e o nível da taxa de juros, levando em conta a oferta e a demanda de moeda.
Enfim, será analisado os efeitos dessas políticas de economia, na crise européia e quais medidas forma tomadas para tentar frear a crise e as medidas necessárias para supera-la.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Analisando as políticas monetárias e fiscais de uma economia, deve-se estudar os conceitos de Economia Contracionista, que é quando o Banco Central reduz a oferta de moeda, reduzindo assim a quantidade de bens ou serviços produzidos e aumentando desta forma, o desemprego e as taxas de juros. Já o conceito de Economia Expansionista, determina que quando o Banco Central aumenta a oferta de moeda, diminui assim, as taxas de juros, fazendo com que aumente o investimento do setor privado.
Cenário político e econômico da Europa
Hoje, a Europa esta em crise, por causa da dificuldade de alguns países, para gerar crescimento econômico suficientes para honrar seus compromissos (dividas), tornando elevados os déficits