Trabalho milão
Docente:
Alunas:
Cidade Sorteada: Milão
⋄ Origem / Dados Históricos
A cidade foi fundada pelos celtas, no século VI a.C. Mais tarde os romanos a conquistaram e batizaram com o nome de Mediolanum, tornando-se capital do império Romano do Ocidente (305 - 402). Em 313, Constantino assegura a liberdade religiosa do Império com o Édito de Milão. A cidade foi um centro importante pra a consolidação da nova religião cristã. No século V, foi saqueada pelos unos, perdeu o título de capital e ficou à mercê dos povos bárbaros. Em 569 d.C, foi conquistada pelos lombardos. Estes se mantém na cidade até o século VIII. A nobreza toma o poder da cidade a custa da igreja, um fato fundamental para o seu desenvolvimento econômico.
Em 1200, as muralhas foram alargadas, foram construídos novos edifícios e estradas foram pavimentadas. No século XII Milão é invadido, mas resiste à pressão de Frederico I. Logo após, os Visconti comandam a cidade. Do século XIV ao XV, baixo o comando dos Visconti, a cidade adquire maior importância. O Duomo de Milão , famosa catedral em estilo gótico, foi construído nesse período e também o Castelo Sforzesco da família Visconti. No século XV foi invadida pela França, um século depois, passa para o domínio espanhol. No século XVIII, a cidade cedeu-se á Áustria. A cidade foi atingida pela peste negra no ano de 1630.
Durante o domínio austríaco, a cidade passou por uma onda de desenvolvimento científico, cultural, econômico, artístico, sendo também neste período a realização das construções: Academia Brera, Teatro Opera Scala (estilo neoclássico), Palaco Real, Villa Reale. No século XIX, Milão é invadido por Napoleão Bonaparte. Em 1861, Milão torna-se capital econômica e cultural da Itália, o que mantém esse título até hoje. Milão rapidamente se tornou um centro financeiro e industrial, atraiu trabalhadores de outras regiões italianas. O centro