Trabalho metodologia
COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CICERO TOFFOLI
EUNICE MARIA VENÂNCIO
HENRIQUE BORGES BAPTISTA JUNIOR
JEFFERSON PEDRONE
ROGER AURELIANO PEREIRA
A MELHORA DA AUTOESTIMA NOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO.
LINHARES
2012
CICERO TOFFOLI
EUNICE MARIA VENÂNCIO
HENRIQUE BORGES BAPTISTA JUNIOR
JEFFERSON PEDRONE
ROGER AURELIANO PEREIRA
A MELHORA DA AUTOESTIMA NOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO.
Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade Pitágoras de Linhares, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharelado Curso Educação Física.
Orientador (a): Professora Octavia Malta Caversan
LINHARES
2012
1. INTRODUÇÃO[1]
O conceito de autoestima não tem sido um foco de preocupação geral na literatura de musculação, no entanto, as declarações de entrevistas em profundidade e observação participante realizadas na pesquisa sociológica e antropológica anterior sugerem que os culturistas de elite amadores e profissionais têm baixa autoestima (Fisher, 1997; Fussell, 1991; Heywood, 1998; Klein, 1993; Roussel & Griffet, 2000). Esta investigação, contudo, têm sido exclusivamente de natureza qualitativa e por isso limitada em número e tamanho da amostra, enquanto que consiste principalmente de bodybuilders profissionais. Os pesquisadores ainda têm de examinar a autoestima dos fisiculturistas usando bem estabelecidas, medidas quantitativas que foram provados confiável e válido, e que pode ser comparado com outros grupos sociais. Como tal, uma área da literatura de musculação que pede uma análise mais aprofundada desta forma é a questão da autoestima.
1.1. JUSTIFICATIVA
Musculação pode construir músculos, bem como a autoestima. Arnold Schwarzenegger descreve as transformações na confiança e autoestima que ele observou