Trabalho Meningite
SÃO PAULO
2015
MENIGITE BACTERIANA
Trabalho de Parasitologia, apresentado ao Curso de Análises Clínicas, da Universidade Nove de Julho - UNINOVE pré-requisito para obtenção de título de Técnico em Análises Clínicas.Orientador: Professora Sandra
SÃO PAULO
2015
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 METODOLOGIA 5
3 Etiologia 6
4 SINAIS E SINTOMAS 7
4.1 Nas Crianças 7
5 DIAGNÓSTICO 8
5.1 Punção lombar para diagnóstico de meningite 8
6 TRATAMENTO 9
7 PROFILAXIA 10
8 Conclusão 11
1 INTRODUÇÃO
As meningites bacterianas representam um grande desafio em saúde pública,tendo em vista sua expressiva mortalidade e sequelas, anualmente, estima-se que ocorram no mundo mais de um milão de casos e 200 mil óbitos relacionados a meningites bacterianas.
Entende-se por meningite a inflamação das meninges, causada principalmente por microorganismos pattogênicos. As meningites infecciosas estão no grupo de notificação compulsória, por sua capacidade de produzir surtos, e exigem uma vigilância epidemiologica ativa para propor ações preventivas e corretivas.
Considera-se caso suspeito de meningite: Todo paciente com quadro de febre alta, de início súbito e vômito, m foco de infecção aparente, acompanhado de efaléia interna, rigidez de nuca, entre outros sintomas.
2 METODOLOGIA
Essa revisão de bibliográfica sobre Meningite Bacteriana com busca no SCIELO.
Os descritos utilizados foram: Formas clínicas AND doença meningócica; Meningite bacteiana AND infecção do sistema nervoso central; Meningite AND recém nascido; Fitas reagentes AND meningite bacteriana e infecções AND meningite bacteriana.
A busca foi feita por meio das palavras encontradas nos títulos e nos resumos dos artigos.
Todas as buscas SCIELO foram realizadas no período de fevereiro de 2015 a março de 2015. A seleção dos artigos foram feitas em conformidade com o assunto proposto.
3 Etiologia
Vários agentes podem