trabalho meio ambiente Rio +20
A Rio +20 foi uma das maiores conferências convocadas pelas Nações Unidas (ONU). O intuito era implementar o desenvolvimento sustentável. O desfecho do Rio+20 foi: um documento final de 53 páginas, acordado por 188 países. Governos e empresários registraram mais de 700 compromissos com ações como energia sustentável e transporte.
Rio +20 em números
Total de participantes: 45.381;
Delegações de 188 Estados-Membros (países que fazem parte da ONU) e três observadores;
Mais de 100 Chefes de Estado;
Delegados (representantes dos países, com poder de voto): aproximadamente 12.000;
ONGs: 9.856;
Mídia: 4.075.
Discurso do secretário geral da ONU , Ban Ki-moon, na assembleia geral da ONU sobre o Rio +20
“Eu agradeço à Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e sua equipe pela liderança e pela diplomacia que nos trouxe a esta conclusão frutífera.
A Rio+20 foi um sucesso. No Rio, vimos a evolução de um movimento global inegável para a mudança.
Mais de 100 Chefes de Estado ou de Governo estiveram representados na Conferência. E a sociedade civil e o setor privado tiveram um papel sem precedentes.
O essencial da Rio+20 é o documento final, “O Futuro que Nós Queremos”. Isso fornece uma base sólida para construir um futuro sustentável.
Há muitos destaques sobre “O Futuro que Nós Queremos” – muitos para listar aqui – então deixe-me selecionar apenas sete.
Primeiro – e mais importante –, a Rio+20 renovou e reforçou o compromisso político para o desenvolvimento sustentável. Equilibrou as visões de 193 Estados-Membros das Nações Unidas e reconheceu a pobreza como o maior desafio para o bem-estar econômico, social e ambiental.
Em segundo lugar, vocês – os Estados-Membros – concordaram em lançar um processo para estabelecer objetivos universais de desenvolvimento sustentável.
Em terceiro lugar, o documento enfatiza a importância da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Esta é uma prioridade importante para mim. É fundamental para o