Trabalho Mediatiza O
Curso: Pedagogia
Síntese – Pedagogia Mediatizada
Nome: Ana Carolina Da Silva Ferreira RA: 1143496 Nome: Lorena Danuza Semestre: 3º
São Paulo, Junho, 2015
A mediatização é um fenômeno sociocultural onde ocorre aprendizagem de qualquer conduta superior.
A Mediatização para a sociogênese é importante pois, a continuidade da humanidade depende da capacidade de transmissão e de mediatização entre gerações. O meio sociocultural deve, então, proporcionar condições para que a criança se desenvolva. É pelo aprendizado que uma criança pode passar de um estágio para o outro. Segundo Vygotsky “a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança”.
O desenvolvimento da criança se dá a partir das interações com o meio social, ou seja, a criança nasce frágil e indefesa, e apenas terá sua sobrevivência e desenvolvimento garantido se as pessoas mais experientes de seu grupo assumirem a responsabilidade pelo atendimento de suas necessidades básicas.
O ambiente social é significativo no desenvolvimento da criança, ou seja, está extremamente entrelaçado com a qualidade de suas interações com seu meio sociocultural.
Há dois tipos de desenvolvimento, O primeiro refere-se ao nível de desenvolvimento real, que é caracterizado pelas etapas já alcançadas pela criança, ou seja, aquilo que a criança consegue fazer de modo independente. O segundo nível refere-se ao desenvolvimento proximal ou próximo que se define como aquelas funções que estão em vias de amadurecer e que podem ser percebidas por meio de solução de tarefas com o auxílio do adulto. A partir do momento que a criança passa a interagir e ser