Trabalho Mecânica dos solos
Para determinação do peso seco e do peso de água, o método tradicional é a secagem em estufa, na qual a amostra foi mantida durante 24 horas com temperatura de 100 °C. No qual resulta um peso constante, o que determina a evaporação da água do solo. O peso da água é determinado pela diferença entre o peso da amostra (P) e o peso seco (Ps).
O objetivo desta prática é a determinação do teor de umidade do solo, nos solos argiloso e arenoso.
Para realização desta prática, foram utilizados os seguintes equipamentos, almofariz de porcelana, espátula, pipeta de água e a pá. Inicialmente foi pesado a cápsula com a tampa, para reconhecimento do seu peso, a cápsula em estudo, é a de número 5, com peso de 22,09g. O estudo foi realizado a partir do solo arenoso.
Foi adicionado uma amostra de solo no almofariz de porcelana, adicionando também a água pouco a pouco com a pipeta, homogeneizando a amostra com a espátula para acomodá-la a cápsula. Ao concluir este procedimento, pesamos a cápsula com o solo, e obtivemos o peso de 115,84 g. Para finalizar a prática, a cápsula foi colocada na estufa à 100ºC no período de 24hrs secagem do solo.
Após o tempo determinado, a cápsula foi retirada da estufa e novamente pesada, e obtivemos o peso de 115,84g, conforme mostrado na figura abaixo.
A partir dos dados obtidos foram obtidos o peso da agua, do solo seco, e a partir desses, foi realizado a determinação do teor de umidade presente nos diferentes tipos de solo. Os resultados encontrados, foram apresentados na tabela abaixo.
Cápsula Peso Cápsula (g) Peso Solo + Peso Capsula Peso Solo + Peso Água Solo seco Peso da água Teor de Umidade (W) Tipo de solo
1 21,47g 88,30g 66,83g 48,18g 18,65g 38,70% Argiloso
2 21,03g