curativos
Uma ferida infectada pode ser tratada e curada, na maior parte dos casos. O médico poderá receitar-lhe antibióticos e dar-lhe instruções específicas para o tratamento da ferida. Por vezes, nos casos em que a ferida está muito infectada, torna-se necessária uma cirurgia.
Quais os cuidados a ter com a ferida?
Curativos
Limpe a ferida uma ou duas vezes ao dia. Se não a conseguir alcançar, peça ajuda; Lave as mãos antes e depois de efectuar a limpeza da ferida, a fim de evitar que a infecção alastre; Mantenha todos os materiais utilizados no procedimento de limpeza da ferida num local limpo, seco e afastado do sol, por forma a diminuir as possibilidades de uma infecção; Utilize pensos de gaze e cotonetes de algodão ainda não utilizados; Solução desinfectante para limpar a ferida, tal como prescrito pelo médico; Adesivo e tesoura; Película de plástico, toalha ou resguardo para proteger a cama ou a mobília; Saco de plástico para eliminar os pensos e os materiais de limpeza usados.
Descole o adesivo e retire, delicadamente, o penso usado. Use água para descolar o penso, se este tender a colar-se à ferida. Coloque o penso no lixo. Use gaze para limpar delicadamente a ferida. Limpe a ferida descrevendo movimentos circulares, de dentro para fora; Repita a operação, usando um novo pedaço de gaze.
Humedeça um cotonete de algodão na mesma solução desinfectante para remover, se necessário, quaisquer vestígios de pus e de exsudado excedente; No caso de pensos que mantenham um ambiente seco no interface ferida/penso, coloque o penso de gaze seco sobre a ferida, devidamente limpa e seca, e fixe-o com adesivo; No caso de pensos que mantenham um ambiente húmido-a-seco no interface ferida/penso, humedeça o penso de gaze numa solução salina estéril (água salgada) ou num anti-séptico.
Os anti-sépticos podem ajudar a evitar uma infecção. Coloque o penso húmido sobre a ferida. Se o médico desejar que envolva a ferida em compressas, coloque delicadamente a gaze húmida