trabalho mecanica de solos
1 – INTRODUÇÃO 3
2 – OBJETIVO 3
3 – MATERIAIS 3
4 – MÉTODO 4
5 – INFORMAÇÕES SOBRE O MÉTODO 6
6 – CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 – INTRODUÇÃO
Os solos são constituídos de um conjunto de partículas com água e ar e seus espaços intermediários. Para a divisão entre a massa total de uma amostra e sua parte sólida dá-se o nome de teor de umidade, objeto de estudo deste ensaio em laboratório.
Saber a diferença do solo e suas propriedades e muito importante tanto na área de produção agrícola, na área civil e na ambiental o que contribui para que evitemos processos que levam à sua alteração e degradação. E o conhecimento da umidade do solo é fundamental, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo.
2 – OBJETIVO
O objetivo desses testes tem como finalidade, demonstrar o teor de umidade que apresenta o solo, e também o reconhecimento e diferenciação dos diferentes tipos de solo, no nosso caso usamos o solo com a argila e com sílica.
3 – MATERIAIS
- amostra de solo
- béquer
- água
- balança digital
- espátula de aço
- estufa
4 – MÉTODO
MÉTODO DIRETO
A água é retirada do produto, geralmente por processo de aquecimento, e o teor de umidade é calculado pela diferença de peso das amostras no início e ao final do processo. Esta diferença corresponde à quantidade de água retirada. Devido à sua maior confiabilidade os métodos diretos são empregados como padrão para a aferição de outros procedimentos. Observe as figuras abaixo:
Figura 1: Analisando solo argiloso
Figura 2: Analisando solo com sílica
Figura 3: Amostra apresentando evaporação de água
Figura 4: Pesagem do recipiente
Figura 5: Pesagem da amostra de solo
5 – INFORMAÇÕES SOBRE O MÉTODO
Para a determinação do experimento de determinação de umidade, realizados os procedimentos citados acima, apresentaremos no próximo item os resultados dos testes.
MÉTODO DIRETO
Ponto de coleta: Porta I Bloco II das Faculdades Adamantinenses Integradas, localizada na cidade de