Trabalho Mario
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA
ALUNOS: SÁVIO GIORDANO PEREIRA NEVES
DANILO CÉSAR ALVES BEZERRA
BRUNO AVELINO DE SANTANA
Análise do filme “Valente”, comparando-o com os termos “Psicopatologia” e “Sociopatologia” e com o texto “Controle Social e Direito”.
O filme “Valente” traz Jodie Foster na pele de uma mulher que passa por uma tragédia em sua vida e a partir de então passa a viver com medo, sendo que o único remédio para esse medo parece ser enfrentá-lo da forma mais radical possível.
Erica é uma apresentadora de rádio, tem uma vida simples e está apaixonado pelo seu noivo David e prestes a se casar com ele. Num passeio ao parque durante a noite, Erica e David são surpreendidos por marginais que maltratam o cachorro do casal. Ao tentar ajudá-lo, David e Erica são espancados enquanto um dos delinquentes filma tudo. Desse acontecimento, David morre e Erica fica em coma por dias. Não suportando a tragédia e ao mesmo tempo a perda de David, Erica passa a viver com medo. Ao ir na delegacia de polícia e questionar sobre o andamento do seu caso e perceber que ainda não prenderam os responsáveis, Erica toma uma iniciativa radical para controlar seu medo e para se vingar: compra um revólver e passa a vagar as ruas de Nova York durante a noite, sozinha, em busca dos homens que considera serem os culpados pelo que lhe aconteceu. A partir daí, Erica começa a matar homens que se enquadram no perfil dos marginais que a espancaram e mataram sem noivo.
Um detetive, Mercer, que é chamado para trabalhar no caso dos assassinatos de Erica, passa a conectar as situações e perceber que em todos os casos há apenas um criminoso e que este estaria ressentido e vingativo. Mercer encontra Erica em uma das cenas de um dos crimes e a partir daí eles ficam amigos, sendo que ele já a conhecia devido ao seu programa na rádio.
Erica, sem experiência no que está fazendo, deixa passar pistas que faz Mercer desconfiar