trabalho Madja
Trabalho
Professora: Mádja Maia
Aluna: Joelma Lemos,Irismar Pinheiro , Maria da Conceição Barreto.
Jaguaretama-Ce
18 de julho de 2014
PERGUNTAS
1-Qual a sua avaliação em relação a esses programas desenvolvidos no Brasil? Eles contribuem para a redução sobre os índices de pobreza e desigualdade no país?
2-No Brasil os programas de transferência de renda vem se consolidando como um dos mecanismos do sistema de proteção social brasileira pesquisa apontam o BPC e a Bolsa Família como os dois principais programas dessa natureza, os quais tem se expandido consideravelmente nos últimos anos como mecanismos de redução dos índices de pobreza e desigualdade no país. Qual a sua visão sobre esses programas?
3-A família é foco de programas e, quanto à permanência do usuário no programa Bolsa Família, o artigo 21, do decreto n°5.209 de 17 de setembro de 2014 estabelece que a concessão dos benefícios tenha caráter temporário e não gera direito adquirido, pois, à medida que os usuários sofrem da vulnerabilidade não se enquadram mais nos critérios de elegibilidade e, portanto perdem o direito ao beneficio. Como você vê a atuação do assistente social na operacionalização deste programa?
A pobreza e a desigualdade fazem parte da realidade do Brasil. Este fato, dentre outros fatores, esta ligada a má distribuição renda, de uma sociedade entre sua população. Desse modo, a pobreza brasileira é resultado de um processo de desenvolvimento econômico desigual, em que parte da população não se beneficia com oportunidades de capacitação. É consenso que o desenvolvimento pode conduzir a uma melhoria nos índices de pobreza e de desigualdade, porém esta não se constitui medida única. A distribuição do rendimento pode ser uma estratégia fundamental para a redução da pobreza. Dado o contínuo