Trabalho Luiz
Para entender o fluxo, deve-se imaginar, inicialmente, um sistema econômico bem simples, em que existem apenas dois agentes, os indivíduos e as empresas. Os indivíduos são detentores de um fator produtivo chamado mão de obra e oferecem este fator para as empresas, para que possam produzir bens e serviços, que são oferecidos para indivíduos. Assim, está formado o fluxo real da economia. De outro lado, ao fornecer seu fator produtivo, os indivíduos recebem uma remuneração, os salários, que permitem adquirir os bens e serviços produzidos pela empresas. É o fluxo monetário.
2. Como se dá a identidade entre as três óticas de medição do nível de atividade econômica de um país.
Renda Nacional = Produto Nacional = Despesa Nacional
PRODUTO NACIONAL (PN) - É o valor de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período de tempo. Medida do fluxo de produção.
DESPESA NACIONAL (DN) - É o valor das despesas dos vários agentes na compra de bens e serviços finais.
RENDA NACIONAL (RN) - É a soma dos rendimentos pagos às famílias, que são proprietárias dos fatores de produção, pela utilização de seus serviços produtivos
3. Defina o valor agregado (ou valor adicionado)? Por que no cálculo do produto total deve ser considerado apenas os bens e serviços finais e não deve ser incluído no cálculo os bens intermediários?
Valor adicionado ou valor agregrado, que é o valor que se adiciona ao bem em cada etapa do processo de produção. Assim, se fosse somado o valor adicionado em todas as etapas de produção de um bem, chegar-se-ia ao valor final deste bem. Generalizando para o conjunto da economia, pode-se dizer que, se fosse somado o valor adicionado em todas as etapas da produção de todos os bens de uma economia, chegar-se ao produto total desta economia.
No valor dos bens e serviços finais já estão incorporados os gastos realizados com a aquisição dos bens