Ilha das Flores
Tema: Documentário Ilha das Flores; Meritocracia
Título: Aquilo que o mundo pede, não é o que o mundo dá
Inconfidentes, 25/11/2013
Aquilo que o mundo pede, não é o que o mundo dá
A meritocracia está ligada ao sistema capitalista em que vivemos, e está presente em todos os níveis do governo, porque é um discurso que explica todas as injustiças, toda a pobreza e toda a incapacidade de gestão do país. Ela diz que todo ser humano, não importando em que condição ele nasceu ou a forma de educação que ele teve, possuem a mesma chance de se sobressair. Diz que a sua aptidão é o único fator que influência no sucesso, e em um país onde a ineficiência do governo atinge níveis alarmantes esse discurso é muito oportuno porque faz com que não seja culpa da péssima qualidade do ensino público que faz com que poucos alunos dessas escolas entrem em boas universidades e sim a falta de empenho dos mesmos.
A meritocracia é falsa, esquecem de dizer que o mérito vem pela sua cor, sua condição social e por todas as coisas que os tornam despreparados para competir com a elite privilegiada, com suas escolas e hospitais particulares. E a diferença começa desde cedo, na escola precária, no tempo que a pessoa tem para se dedicar ao estudo, no incentivo que ele vai receber, e até chegar ao triste fato de que a sociedade é controlada pelo dinheiro e que você tem que conseguir ele sem ter sido preparado para isso.
O grande truque da meritocracia é utilizar a esperança, qualidade humana que supera os polegares opositores e o encéfalo altamente desenvolvido. Todo o descontentamento com o sistema que nos gere é acalmado quando se cria a esperança de um futuro melhor, porque a falha da meritocracia, que é privilegiar os altamente privilegiados, é escondida atrás de discursos de pessoas que realmente realizaram os seus objetivos e que mostram que todos conseguem, que o mundo é perfeitamente igualitário; e tratam essa pessoa como regra, quando ela é apenas