Confer ncias do p s II Guerra
*Atenção: as Conferências ocorreram sem que o conflito estivesse claramente definido e finalizado
1941: Carta do Atlântico
Roosevelt e Churchill
Com princípios para ONU
1942: Declaração das Nações Unidas
EUA, URSS, Inglaterra e China
1943/out: Conferência de Moscou
▪Quando se fez a primeira menção à criação de uma organização internacional após o término da guerra.
▪Reuniu China, Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, que assinaram a Declaração de Moscou sobre Segurança Geral. A declaração explicitava o compromisso de que a cooperação dos tempos de guerra continuasse nos tempos de paz por meio da criação de um organismo internacional.
1943/dez: Conferência de Teerã
▪Reafirmação da ideia de criação da ONU
▪Já se fez sentir, de forma embrionária, tensões que dariam origem à bipolaridade.
▪Foi o primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial que reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do Mundo da época: Josef Stálin, da União Soviética; Winston Churchill, do Reino Unido; e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos.
▪Além de lançarem bases de definições de partilhas, decidiu-se que as forças anglo-americanas interviriam na França, completando o cerco de pressão à Alemanha, juntamente com as forças orientais soviéticas, o que concretizou no desembarque dos Aliados na Normandia.
▪Deliberou-se ainda sobre a divisão da Alemanha e as fronteiras da Polônia ao terminar a guerra, além de se formularem propostas de paz com a colaboração de todas as nações. Estados Unidos e Inglaterra reconheceram, ainda, a fronteira soviética no Ocidente, com a anexação da Estônia, da Letônia, da Lituânia e do Leste da Polônia.
1944: Conferência de Dumbarton Oaks
▪ Discutiu o projeto da ONU e veio à tona a discussão sobre a Corte Internacional, integrada como órgão da futura organização.
Todos os membros da ONU são parte do Estatuto da Corte. Contudo, um Estado não-membro