TRABALHO LUIZ ARTHUR
Eduardo Ramos; Janaína do Valle; Jeane; Jessica Araujo
Karleane Oliveira; Natália Lins; Roberto Rios; Zilmara Nunes
CONTABILIDADE RURAL
Imposto de Renda na Atividade Rural
Itabuna
2014
Eduardo Ramos; Janaína do Valle; Jeane; Jessica Araujo
Karleane Oliveira; Natália Lins; Roberto Rios; Zilmara Nunes
CONTABILIDADE RURAL
Imposto de Renda na Atividade Rural
Trabalho escrito sobre Contabilidade Rural – Imposto de renda na atividade rural apresentado ao curso de Ciências Contábeis, faculdade Unime de Itabuna, como requisito para 2º bimestre.
Orientador: Profª Arisie
Itabuna
2014
Introdução
O Imposto de Renda um tema muito falado e, no entanto pouco conhecido, uma vez que a Legislação Tributária anda em constante mudança, a exemplo temos o órgão máximo brasileiro, a Receita Federal, que é responsável pela averiguação, mudanças da base de cálculo no ano calendário e principalmente pela fiscalização dos tributos, dentre eles o Imposto de Renda que se dá como base na renda tanto das pessoas físicas como das pessoas jurídicas, sendo que o fato gerador do imposto se dá com a soma algébrica de valores de rendimento e despesas que ora vão sendo ganhos ou gastos ao decorrer de certo tempo.
O presente trabalho tem por objetivo esclarecer como se procede o Imposto de Renda na Agropecuária, tendo como base, o que dispõe as Leis 8.023/1990, art. 2º, Lei 9.250/1995, art. 17, e Lei 9.430/1996, art. 59, que considera a atividade agropecuária, a agricultura; a pecuária; a extração e a exploração vegetal e animal; a exploração da apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras culturas animais; a transformação de produtos decorrentes da atividade rural e o tratamento tributário que deve-se ter nesse setor.
Formas jurídicas. Na atividade rural existem duas formas jurídicas possíveis de