trabalho logistica
5S é uma prática desenvolvida no Japão. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como “Housekeeping”. Assim, as organizações tem objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade, mais organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia. O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho.
A organização dentro de uma empresa ou lugar é fundamental. Uma etapa importante para desenvolvimento que qualquer atividade em qualquer lugar.
“5S” Como Surgiu
O Programa 5s surgiu no Japão, no final na década de 60, Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem, foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente quando se notou que as fábricas japonesas eram muito sujas e desorganizadas. A implantação do programa contribuiu para a recuperação das empresas, através da mudança de hábitos e da prática diária de bons costumes.
No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.A