Trabalho Logistica de Cadeia
TEIXEIRA DE FREITAS
2015
ENGENHARIA PRODUÇÃO.
Logística e Cadeias
Alianças Estratégicas
No momento atual, fala-se muito em globalização, fenômeno que está gerindo as relações entre países, principalmente no que diz respeito à economia. Devido a essa globalização, os países, e incluem-se aqui as empresas contidas neles, têm percebido cada vez mais que é impossível se manterem competitivos trabalhando de forma isolada. Com a ameaça das concorrências, as parcerias, as chamadas alianças estratégicas têm sido bastante discutidas e utilizadas no cenário mundial.
Ao falar de parceria, geralmente imaginamos a ideia de união, associação, proximidade.
Fazer uma aliança é estabelecer um pacto, uma parceria. Pelo dicionário, parceria é a
"Reunião de pessoas para um fim de interesse comum; sociedade; companhia". Seguemse ainda outros conceitos de parceria ligados à área comercial, significando sempre associação na qual os integrantes da parceria se reforçam mutuamente.
Tomando emprestado o conceito de parceria das associações comerciais e do mundo empresarial, surge o conceito de aliança estratégica. Novamente, no dicionário, ao buscarmos definição para aliança, encontramos: ato de aliar-se; ajuste, acordo, pacto.
Aliança é união, associação, reunião, combinação, união por pacto. Já estratégia está definida como "arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos". O conceito de alianças estratégicas, suas características, seus riscos e a opinião de vários autores sobre o assunto podem ser encontrados nas páginas a seguir. Encontram-se também, alguns exemplos de empresas que utilizam alianças estratégicas para suas atividades serem bem-sucedidas e para que possam se manter competitivas no mercado.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Historicamente, pode-se situar o fenômeno das alianças estratégicas a partir da terceira onda do processo de mudança econômica do Ocidente, desde a Segunda Guerra Mundial, na década de 40.
A primeira