Trabalho Logistica e cadeia de suprimentos
1 – Como a empresa pode utilizar terceiros (intermediários) e mesmo assim manter controle de informações de vendas e ações nos clientes?
Utilizando o Canal Indireto, na forma de dois modelos a seguir:
- RCA (Representante Comercial Autônomo) O RCA utiliza um sistema de distribuição onde um representante prospectado pela Danone realiza todas as atividades de venda, incluindo visitas a clientes, vendas, merchandising e acompanhamento. Nesse canal, a Danone transfere para o RCA uma quantidade de produtos que fica no estoque do RCA, que solicita quantidades de reposição de acordo com suas necessidades. Quando esses produtos são vendidos para os clientes, o RCA emite as notas fiscais de venda através de um sistema da Danone e uma impressora fiscal localizada em seu veículo. Nesse sistema, as notas fiscais de venda e os produtos são de propriedade da Danone e o RCA é remunerado por comissão sobre as vendas.
Semanalmente o RCA presta contas do estoque físico e do movimento financeiro realizado. Esse modelo de distribuição foi gradualmente substituído para DAD’s, cujo processo finalizou-se em meados de 2004. - DAD (Distribuidor Autorizado Danone) Nessa nova modalidade de distribuição, a Danone passa a vender seus produtos para os DAD´s, que geralmente são os antigos RCA´s. A principal mudança, é que nesse sistema os clientes (varejistas) compram produtos dos DAD´s, que utilizam notas ficais de suas próprias empresas e não mais as fornecidas pela Danone. Como a Danone deixa de vender diretamente a esses clientes, pois esse controle agora será feito pelos DAD´s, existe a tendência de se perder o relacionamento e as informações sobre as vendas realizadas para esses clientes. Para suprimir esse problema e obter informações sobre as vendas para os clientes, a Danone fornece um sistema de informações para os Distribuidores, que executa todas as operações de venda e gerenciais do DAD, e envia os dados de venda