Trabalho Log Stica
Operadores logísticos vem serem basicamente os que representam as empresas que cuidam da movimentação, armazenagem, transporte, processamento de pedidos e controle de estoques de seus clientes. Podendo trabalhar para várias empresas, inclusive clientes concorrentes, mantendo acordos preestabelecidos e de confidencialidade. A motivação para a utilização de um operador logístico concentra-se em tomar vantagem das economias de escala do operador logístico, que representam custos otimizados, além do que o ambiente competitivo da globalização impõe velocidade crescente em diferenciação tanto em produtos como em serviços, o que aumenta a complexidade logística.
Paulo F. Fleury (2000, p. 133-134) afirma que a utilização de operadores logísticos tem se apresentado como uma tendência na moderna logística empresarial no âmbito global e também no Brasil e que se deve atentar às diferenças em relação aos prestadores de serviços tradicionais.
Tipos de operadores logísticos
Uma das principais características dos operadores é a de vender serviço, ou seja, serviços logísticos. Porém podemos encontrar no mercado várias formas de desenvolver essas parcerias estratégicas caracterizadas entre empresas e operadores.
Multiclientes
Os operadores logísticos multiclientes normalmente são os detentores de instalações e tecnologias aptas a receberem vários clientes, gerenciando suas necessidades logísticas, a partir de um mesmo CD, compatibilizando ou segregando produtos, oferecendo áreas específicas de armazenagem, como por exemplo, áreas climatizadas, refrigeradas e secas. As empresas que trabalham com operadores nesse formato apontam fortes reduções de seus custos operacionais, uma vez que existe sinergia entre a mão de obra utilizada nas operações do respectivo CD.
In company ou In house
Os operadores logísticos com essas características assumem a gestão da logística dentro das instalações de seu cliente, utilizando-se delas, podendo ou não oferecer a