Trabalho log stica
A informação deve ser um dos principais insumos para orientar o processo decisório. Alguns tomadores de decisão a negligenciam por acreditarem mais em seu feeling. Tomam decisões baseadas, muitas vezes, apenas na intuição, quando a objetividade também deveria estar presente. A falta de informações apropriadas ao processo decisório incentiva e estimula esse tipo de comportamento. As informações podem faltar, ser inadequadas ou defasadas à determinada tomada de decisão.
Referência: Tavares, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
Sobre a importância dos sistemas de informação para as organizações Caxito (2011, p. 28) destaca que:
Sistemas aumentam a confiança, a troca de informações, a competitividade e o valor dos produtos oferecidos. O propósito de um SI é habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, matérias, equipamentos, tecnologia, além da própria informação.
E para a logística a informação tem papel fundamental aumentando a qualidade dos serviços e reduzindo os custos. Caxito (2011, p.29) corrobora essa afirmação dizendo que:
A informação sempre foi um elemento de vital importância nas operações logísticas. Porém, atualmente, com as possibilidades oferecidas pela tecnologia, ela tem proporcionado a força motriz para a estratégia competitiva da logística. A transferência e o gerenciamento eletrônico das informações permitem às empresas reduzir seus custos mediante a melhor coordenação. Além disso, possibilitam também a prestação de um serviço de maior qualidade, devido, principalmente, à melhoria da oferta de informações aos clientes.
Sobre o sistema ERP Caxito (2011, p. 29) diz que “ Torna-se importante ressaltar que o ERP pode ser visto como uma das mais avançadas tecnologias da informação de apoio à gestão, uma vez que possibilita a todos os níveis hierárquicos informações instantâneas que podem ajudara empresa a ser mais dinâmica