Trabalho Livro "O livro dos Abraços"
1 - Chorar "Foi na selva, na Amazônia equatoriana. Os índios shuar estavam chorando a avó moribunda. Choravam sentados, na margem de sua agonia. Uma pessoa, vinda de outros mundos, perguntou: — Por que choram na frente dela, se ela ainda está viva? E os que choravam responderam: — Para que ela saiba que gostamos muito dela." Essa é uma passagem que me chamou muito a atenção, pois ela faz nós refletirmos que é muito mais importante mostrarmos nossos sentimentos por uma pessoa enquanto a mesma esta viva, do que demonstrarmos enquanto ela esta morta.
2 - A civilização do consumo "Às vezes, no final da temporada de verão, quando os turistas iam embora de Calella, ouviam-se uivos vindos do morro. Eram os clamores dos cachorros amarrados nas árvores. Os turistas usavam os cachorros, para alívio da solidão, enquanto as férias duravam, e depois, na hora de partir, os cachorros eram amarrados morro acima, para que não seguissem os turistas que partiam." Essa passagem faz menção a pessoa que só se interessa ou dá atenção as outras quando estão precisando delas, mas quando as outras pessoas precisam dela, ela vira as costas e não ajuda. Isso vem acontecendo com muita frequência nos dias de hoje.
3 - A morte "Nem dez pessoas iam aos últimos recitais do poeta espanhol Blas de Otero. Mas quando Blas de Otero morreu, muitos milhares de pessoas foram à homenagem fúnebre feita numa arena de touros em Madri. Ele não ficou sabendo." Essa passagem nada mais é do que uma triste realidade: as pessoas só dão valor as coisas quando as perdem.