Trabalho Livro CAPIT ES DA AREIA
Após vencer uma luta contra Raimundo, o primeiro chefe dos Capitães de Areia, Pedro Bala torna-se líder do bando e ganha uma cicatriz de navalha no rosto. Garoto loiro, de agilidade espantosa, solidário, valente, e um pouco influenciável. Tinha espírito de liderança, sua autoridade era expressada nos olhos e na voz, era muito esperto e conhecia a região e isso atraía as pessoas a segui-lo. Mesmo sendo tão jovem quanto os outros, era visto como um pai para os garotos. Morador de rua desde os cinco anos de idade, mais tarde descobre ser filho de um líder sindical que morreu assassinado por policias lutando por seus direitos.
SEM-PERNAS
Deficiente físico possui uma perna coxa, tinha uma voz estridula e fanhosa, humilde, carente de afeto e tristonho. Era o espião dos Capitães de Areia, pois mentia muito bem, se passava por outra pessoa, aproveitava de seu defeito físico para ser acolhido em casa de famílias ricas que depois seriam assaltadas pelo grupo. Odeia a todos, nunca teve carinho por ninguém, e quando teve foi obrigado a abandonar porque a vida já havia o marcado muito. Acabou sendo perseguido pela policia e em um ato para ele de bravura, se joga da montanha dando um fim a sua historia.
GATO
É o galã dos Capitães de Areia. Alto, elegante, esperto, ambicioso, tinha um ar petulante, aos quatorze anos começa a surgir penugens de bigode. Conhecia bem a vida das crianças abandonadas. Consegue dinheiro como o cafetão de uma prostituta chamada Dalva, por quem mais tarde se apaixona. Muitas vezes não dormia no trapiche e só chegava ao amanhecer. Acreditava não ter nascido pra esta vida, era ganancioso e achava que ia se dar bem, vivia passando as pessoas para trás já que dominava a arte da jogatina trapaceava com seu baralho marcado. Tornou se um grande estelionatário, vigarista, e acaba sendo preso.
PROFESSOR (João José)
Era o intelectual do grupo, tinha cabelos pretos e olhos apertados, pois era míope. Só esteve na escola durante um ano e meio, único